O que é Consultoria Empresarial?

Nos bons ou maus momentos de um negócio, a consultoria empresarial é um serviço que oferece soluções. Estamos falando de uma proposta útil para levar uma empresa ao crescimento sustentável e resultados melhores. E isso vale para negócios de todos os portes e de áreas diversas. Sim, uma consultoria empresarial para pequenas empresas tem tanto valor quanto para multinacionais.

A verdade é que, não  importa qual seja o tamanho do negócio, sempre há oportunidades de evoluir na gestão – e é esse o ponto de partida para buscar o serviço.

Se você quer saber mais sobre ele, entender como fazer ou como contratar uma empresa de consultoria empresarial, é neste artigo que vai encontrar as respostas que procura.

O que é Consultoria Empresarial?

Consultoria empresarial é um serviço de diagnóstico de problemas e análise de dados da empresa, que tem o objetivo de auxiliar o empreendedor a melhorar a sua gestão.

Com ela, é possível reduzir custos, tornar processos mais eficientes, otimizar as finanças, planejar expansões do negócio e aprimorar o trabalho do setor de recursos humanos, entre outras abordagens.

Esse tipo de ajuda, vinda de um especialista, serve para resolver diferentes obstáculos relacionados ao negócio.

Pode ser, por exemplo, que a gestão empresarial esteja ineficiente, as vendas em baixa, ou, ainda, que o dono do negócio precise criar um plano estratégico para os seus projetos.

Assim, a consultoria empresarial envolve uma troca de experiências e conhecimentos entre um especialista e uma empresa.

O consultor é um profissional qualificado e que tem conhecimento e experiência de mercado.

Ele, então, trabalha em conjunto com os gestores do negócio, de modo a auxiliá-los na resolução de problemas – ou até na identificação deles.

O papel da consultoria, portanto, é coletar informações sobre a empresa, desenvolver um plano de ação estratégico para que seja colocado em prática e, por fim, analisar resultados.

É durante essa troca de conhecimentos que o consultor fica apto a levar insights e propostas à liderança da empresa, que pode acatar ou não as sugestões.

O principal objetivo é verificar desafios e oportunidades de crescimento na empresa e auxiliar na tomada de decisão.

Como funciona uma Consultoria Empresarial?

Uma consultoria empresarial pode funcionar de muitas maneiras.

A mais comum tem as seguintes etapas:

  1. O gestor identifica a validade da contratação de uma consultoria
  1. A empresa escolhe uma consultoria
  1. A consultoria se reúne com a empresa para entender os objetivos da contratação
  1. A consultoria analisa os dados da empresa
  1. A consultoria se reúne com a empresa para apresentar insights e mostrar rotas para resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades
  1. A empresa começa a implementar mudanças a partir das soluções apontadas pela consultoria.

 

O passo a passo não acontece sempre da mesma maneira, mas essa é uma simplificação que serve para ilustrar a dinâmica da contratação de uma consultoria empresarial.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o consultor, mesmo atuando com a empresa, não é responsável pela tomada de decisão.

Isso continua sendo dever dos gestores do negócio, que não podem abdicar do seu papel para a efetividade da estratégia.

A consultoria, portanto, apenas auxilia nesse processo.

Dito isso, o empreendedor precisa ter em mente que o trabalho de consultoria demanda tempo.

Isso acontece porque são feitas reuniões frequentes com o consultor, presenciais ou online.

É durante esses momentos que ambos poderão trocar informações e fazer descobertas sobre o negócio.

Para isso, é fundamental reunir uma série de dados, pois eles serão requisitados pelo consultor.

Relatórios, informações e análises são úteis para que o profissional adquira uma visão mais aprofundada do negócio.

Outro ponto vale o destaque: os resultados surgem com o tempo.

Afinal, o trabalho de consultoria empresarial é gradativo, já que as mudanças não são implementadas da noite para o dia.

Por isso, paciência e dedicação são essenciais ao gestor.

Como implantar uma Consultoria Empresarial?

Para implantar uma consultoria empresarial, é preciso, antes, identificar as razões pelas quais o empreendedor está tomando essa decisão.

Quais são os objetivos ou problemas que o levam a contemplar essa possibilidade?

Quando essas respostas estão bastante claras, fica mais fácil decidir o tipo de consultoria que o dono do negócio precisa.

Como você pode imaginar, a qualificação do consultor é o fator mais importante a ser considerado na hora da escolha.

Nessa hora, vale lembrar que há duas maneiras de implantar o serviço: contratando um consultor ou empresa de consultoria terceirizada ou criando uma equipe interna na empresa para realizar a função.

Nos dois casos, você precisa se certificar de que os profissionais destinados à função tenham conhecimento da área em que atuarão, pois isso será fundamental para o desenvolvimento de um planejamento de ação eficiente.

Se você busca uma consultoria empresarial para sua empresa, nós da Contábil Alfa possuímos experiência e excelência em consultoria empresarial, entre em contato concosco e solicite uma proposta para a sua empresa.