Contabilidade para Construção Civil

A obra é o principal produto da construção civil. Por isso, diferentemente de outros ramos, o ganho de uma construtora depende de etapas, de empreitadas, de porcentagens que acabam dificultando a avaliação do resultado no negócio pelo empreendedor.

Veja se você concorda com o seguinte:

O início de uma obra é sempre mais difícil, porque o dinheiro demora mais a entrar. Ao término, é possível tirar o peso das costas a cada venda. Mas antes de isso acontecer, o jogo é complexo e exige manejos de recursos financeiros e insumos entre os projetos da construtora.

Se você tem interesse em transformar esse desafio de gestão em uma tarefa um pouco mais simples, precisa entender o papel da contabilidade na construção civil! Fazer a gestão contábil de cada obra evita turbulências.

Sabe por quê?

Olhar apenas para o dinheiro que entra (ou não) significa manter foco no financeiro. Mas é a gestão contábil que vai ajudar o empreendedor a continuar otimista, principalmente quando faz a administração de uma PME (Pequena e Média Empresa). O desejo de conquistar a tão sonhada estabilidade financeira pode, portanto, depender de um bom trabalho contábil.

Mas você não precisa passar por esse desafio sozinho! A contabilidade consultiva ajuda não somente a estar em dia com as declarações e Sped Fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital), mas a conquistar equilíbrio em um mercado cheio de instabilidades.

1. Escolha a tributação mais vantajosa para os seus objetivos

Não importa se você está começando ou se já faz parte do mercado da construção civil, reconhecer qual é o melhor perfil tributário é uma tarefa crucial. Recorrer à contabilidade consultiva é a melhor escolha. Isso porque cada negócio tem particularidades que precisam ser levadas em conta.

Para a contabilidade na construção civil existem cinco principais alternativas ou perfis tributários:

  •   MEI (Micro empreendedor Individual)
  •   Simples Nacional
  •   Lucro presumido
  •   Lucro real
  •   RET (Regime Especial de Tributação)

O tipo do contrato de construção

Existem duas modalidades principais de pagamento pelos serviços da construção civil:

  •   Empreitada
  •   POC (Percentual de Obra Concluído)

Na empreitada,

A cobrança de tributos ocorre conforme emissão das notas fisicais. Já o pagamento deve ser feito antes ou depois da entrega, conforme estabelecido em contrato.

Mas não é possível receber em partes neste caso? Sim, é possível fazer o parcelamento nesta opção, ou seja, o pagamento de uma entrada e o restante dividido mensalmente até a entrega. Esse é o tipo de contratação ideal para obras de curto prazo, geralmente de reformas ou projetos mais simples.

As construtoras que trabalham com opções como pré-moldados e a técnica light steel frame conseguem aproveitar melhor essa contratação. Isso porque, dependendo do tamanho, podem levar de três a seis meses para concluir projetos.

Observando esse cenário, construtoras que trabalham com grandes projetos – edifícios, rodovias, obras públicas – preferem o POC. Para esse tipo de recebimento estabelecido em contrato, a arrecadação ocorre mensalmente. Todos os meses é preciso fazer o pagamento de impostos conforme o perfil tributário da construtora, que neste caso, deve optar pelo RET.

No POC, a cada etapa concluída, é feito o faturamento por percentual de obra entregue, porém, para ser elegível a essa modalidade, é preciso que a empresa transforme a obra, que é alvo do contrato, em patrimônio de afetação. O que, como foi visto, demanda o registro do memorial de incorporação no cartório para criação do patrimônio de afetação na receita.

A escolha de qualquer um dos tipos de contrato de serviço e pagamento vai influenciar diretamente o regime interno de contabilidade da construção civil, exigindo rotinas contábeis mais claras e eficientes.

 

Qual você escolheria hoje?

A contabilidade consultiva pode lhe ajudar nessa tarefa. Empresas contábeis que oferecem profissionais especializados no segmento da construção civil têm melhores condições de “construir” o caminho adequado para cada tipo de construtora.

Os 4 controles da contabilidade consultiva

Muitas vezes, na construção civil, a preocupação com o financeiro costuma dominar as análises de desempenho do negócio. Se entrou dinheiro, está tudo certo!

É assim na sua construtora?

Saiba que é a gestão contábil que mostra quando uma obra é lucrativa ou não. Mesmo com as contas no vermelho, o seu negócio pode estar indo bem. Ao final de todas as contas é a contabilidade que mostra o real desempenho de cada obra.

Você sabe a diferença entre lucro contábil e lucro financeiro?

O grande detalhe da relação de ambos na construção civil é que eles se equivalem apenas ao final de cada obra. A contabilidade na construção civil deve apurar e analisar esses dois tipos de lucros: um é comandado pelas previsões de despesas e receitas e o outro pelas entradas e saídas de dinheiro. É neste ponto que a contabilidade consultiva melhora o gerenciamento dos processos administrativos, permitindo o controle do lucro contábil e não somente o lucro financeiro.

Se o seu lucro contábil estiver ruim, a sua construtora com certeza não está bem financeiramente. Porém não se pode fazer a mesma afirmação no caso do lucro financeiro. Este costuma ser negativo até momentos antes das vendas do empreendimento crescerem. Lembrando que, de nada adianta apresentar seu extrato no banco para solicitar crédito. O que vale para o sucesso da empresa e para conquistar empréstimos é o balanço contábil.

Diante disso tudo, a contabilidade consultiva ajuda a manter o controle nos quatro aspectos importantes para o balanço da construtora!

  • Controle de orçamento
  • Controle do uso de insumos
  • Controle de alocação de pessoal
  • Controle financeiro

 

Conclusão

A contabilidade na construção tem peculiaridades e demandas especiais que são reflexos dos desafios deste segmento. Além de ser um mercado com grandes flutuações e sazonalidades na procura, é também altamente cobrado pela qualidade das ofertas. Isso faz com que o lucro seja uma dúvida para as construtoras. Desde a escolha da tributação, à celebração dos contratos e controles de execução, a gestão contábil contribui para que o trabalho da construtora não seja resumido apenas ao desempenho financeiro.

Se você precisa garantir que as margens sejam maiores para poder fazer e empresa crescer, a contabilidade consultiva provou ser uma grande aliada, nós da Contábil Alfa estamos no mercado a mais de 30 anos oferecendo sempre a melhor solução para a contabilidade na construção civíl, clique aqui e solicite um contato.