O departamento de Recursos Humanos (RH) não é uma necessidade apenas de grandes negócios. Toda empresa que deseja crescer precisa investir em muitos recursos, incluindo a gestão de pessoas. Mas como implantar o RH em uma pequena empresa?
Neste artigo, vamos nos aprofundar no mundo dos recursos humanos para pequenas empresas para ajudá-lo a entender sua importância e mostrar como você pode implementar práticas de RH fortes.
Se você teve problemas com a retenção de funcionários, recrutamento, gerenciamento ou cultura do local de trabalho (e quem não tem?), este post é para você. Continue lendo!
Passo a passo: como implantar o RH em uma pequena empresa
Etapa 1: Cultura
Pense no tipo de cultura organizacional que você deseja que seu negócio incorpore. Ao aprender como implantar o RH em uma pequena empresa, você verá que a cultura é uma grande chave para o sucesso.
Escolha sua cultura com sabedoria — a cultura que você estabelecer agora se tornará a maneira como os funcionários e até os clientes veem sua empresa.
Deseja ter uma cultura de empresa divertida, educada e trabalhadora? Você precisará pensar nessas coisas antes de estabelecer seu departamento de RH e criar metas, juntamente com um plano de ação.
Etapa 2: Arquivos dos funcionários
Em geral, existem dois tipos de arquivos de funcionários para criar e manter ao implantar o RH em uma pequena empresa: arquivos de pessoal e arquivos médicos.
São documentos com informações confidenciais, portanto, é importante mantê-los em um local seguro. Somente pessoas com funções no departamento devem ter acesso a esses arquivos.
Arquivos de pessoal: crie e mantenha um arquivo de pessoal separado para cada um de seus funcionários. Este arquivo é onde você mantém informações de contratação, como:
- Currículos e pedidos de emprego;
- Cartas de oferta, acordos de trabalho ou contratos;
- Informações da folha de pagamento;
- Dados básicos do empregado;
- Informações sobre participação em programas de benefícios;
- Prêmios, reconhecimento ou documentos disciplinares;
- Avaliações de desempenho;
- Documentação de desligamento e informações da entrevista de saída.
Arquivos médicos: crie e mantenha um arquivo médico separado para cada um de seus funcionários.
É nesse arquivo que você mantém todas as informações relacionadas a problemas de saúde ou médicos, como:
- solicitações de seguro;
- atestados médicos de membros da equipe de trabalho;
- informações sobre exames médicos;
- informações relacionadas à incapacidade em alguma atividade.
Etapa 3: Benefícios de saúde
Outra etapa para implantar o RH em uma pequena empresa é estabelecer benefícios de saúde especiais para seus funcionários.
Para recrutar e reter os melhores talentos do seu setor, você precisará de benefícios de saúde acessíveis e competitivos. Existem duas opções comuns para você escolher para sua pequena empresa:
Plano de saúde em grupo: o seguro de saúde em grupo é adquirido pelo empregador e oferecido a funcionários qualificados e seus dependentes. O custo é dividido entre o empregador e o empregado.
Plano de saúde individual: os funcionários adquirem para si mesmos. Esses planos são feitos para proteger os funcionários, independentemente da saúde e do risco – assim como um seguro de carro.
Os planos de saúde individuais geralmente são 20% a 60% mais baratos que os planos em grupo. Muitos empregadores dão aos funcionários uma quantia mensal para usar em seus planos de assistência médica como benefício, em vez de oferecer um plano de saúde em grupo.
Dica: associe o plano de saúde individual como reembolso de prêmio. Essa opção permite que os empregadores escolham um valor de assistência médica que os funcionários possam gastar com seus planos de saúde individuais. Assim, os funcionários adquirem o plano que melhor atende às suas necessidades de saúde e os empregadores têm o controle de custos completo.
Etapa 4: Onboarding de processos de recrutamento e seleção
Um ponto importante do processo de como implantar o RH em uma pequena empresa, é estabelecer os critérios para contratação de funcionários. Isso inclui: definir onde publicar seus anúncios de emprego, determinar quem são seus candidatos-alvo e como estruturar o processo de integração (onboarding).
Esteja você contratando seu primeiro funcionário ou o 50º, verifique se você tem a documentação necessária. Além da documentação exigida, considere também a criação de um processo de onboarding para novos funcionários. Um bom processo de integração prepara seus funcionários para o sucesso desde o primeiro dia.
Estabeleça como o funcionário é recebido no dia 1 de trabalho e use esse tempo para estabelecer expectativas e apresentar objetivos. Acompanhar seus funcionários regularmente durante os primeiros meses e manter uma comunicação aberta com os novos contratados é fundamental para o sucesso da empresa.
Etapa 5: Manuais de conduta e procedimentos
Criar manuais é outra parte importante do trabalho de como implantar o RH em uma pequena empresa. Eles devem ser atraentes e escritos de forma dinâmica. Os manuais nem sempre são a coisa mais emocionante de se ler e não é incomum que os novos funcionários leiam sem entendê-los. Faça certo desde o começo e não crie apenas um manual porque você precisa. Em vez disso, olhe para o seu manual como um meio de treinar efetivamente os funcionários, para que você não precise treiná-los novamente no futuro. Torne os manuais divertidos, fáceis de ler e memoráveis.
Conclusão
O Departamento de RH é fundamental para a organização, padronização e controle dos fluxos de pessoal da sua empresa, a Contabil Alfa está no mercado a mais de 30 anos auxiliando empresas nas rotinas do setor de departamento pessoal, solicite um contato e descubra como podemos te ajudar a ter um setor de RH de sucesso.